JS DOGSS

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Yorkshire


JS DOGSS
Esta raça foi desenvolvida no condado de Yorkshire, Inglaterra, na segunda metade do Século XIX, por moradores que procuravam um cão que fosse ágil no controle de roedores e que tivesse um bom temperamento. Para isso foram usadas várias raças, como o Scottish Terrier, Black and Tan Terrier, Maltês, Skye Terrier e Waterside Terrier.

O Yorkshire também foi companheiro dos trabalhadores das minas de carvão, comuns nesta região. Excelente no extermínio de ratos, a raça se popularizou na Inglaterra ainda no século XIX, sendo oficialmente reconhecida em 1886. Somente em fins da era Vitoriana é que ganhou status, ao se tornar companheiro inseparável das damas da aristocracia e alta burguesia.

Ativo, dócil, alerta, inteligente, brincalhão, muito vivaz e com muita disposição, o Yorkshire é também uma companhia muito agradável. Por seu temperamento, são ótimos cães de alarme. Não aprecia o convívio com outros cães, porém, convive muito bem com crianças.

O Yorkshire Terrier é, junto com o Chihuahua, uma das menores raças; seu peso ideal não deve ultrapassar 3,1 kg. Assim, adapta-se bem a espaços pequenos. Seu aspecto muito compacto, de contorno definido e porte imponente (empinado) lhe confere um ar importante. O conjunto de suas formas revela vigor e um corpo bem proporcionado.

O pêlo é moderadamente comprido no tronco, perfeitamente reto (sem ondulações), brilhante; de textura fina e sedosa, nunca lanosa. Sua coloração é azul-aço e fulvo; no peito a pelagem é de um castanho intenso e brilhante. Ao nascer, os filhotes são pretos, com um leve toque de fulvo acima dos olhos e nas pontas dos pés. A pelagem negra desaparece aos poucos e logo sua coloração torna-se azul-aço e fulvo. O principal cuidado que esta raça requer é sua escovação diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário