JS DOGSS

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Pequinês



JS DOGSS
O Pequinês é uma antiga raça de cão miniatura, originária da China e eram os animais de estimação favoritos da corte imperial. Estes animais também eram chamados de cães Fu (ou Fu Lin) pelos chineses, que os reverenciaram representando-os em várias obras de arte. Eram considerados espíritos guardiães, visto que se assemelham ao mítico leão chinês. A raça existe a mais de 2000 anos sem sofrer grandes mudanças. O Pequinês era criado como cão sagrado, identificado com o “leão de Buda”, e mantido no mais completo isolamento dentro da Cidade Proibida de Pequim na China, de onde deriva seu nome. 
O Pequinês é uma raça de cão de pequeno porte, sendo que os adultos podem chegar a pesar entre 2 a 7 quilos. Aceitam praticamente todas as cores e marcações, exceto o albino e fígado. Os particolores devem ter as marcações bem distribuídas. As cores mais comuns são o preto, castanho avermelhado, marrom ou mesclado. Possui pelos longos e abundantes e a altura média do Pequinês varia entre 15 e 22 cm. Possui ainda olhos grandes e bem escuros e a cauda e orelhas são marcadas por franjas de pêlos.

O pequinês é um cão de comportamento caracterizado pelo ciúme e teimosia e para conviver bem com as pessoas e outros animais, necessita de um treinamento e socialização, caso contrário, pode ter momentos de agressividade com pessoas desconhecidas ou outros cães. Costuma não obedecer muito bem as ordens do dono, por isso é necessário que seja treinado desde cedo. É um cão ativo e, embora adapte-se muito bem em pequenos ambientes, necessita de atividades físicas e caminhadas regulares. É um cão fiel que protege os donos em casos de perigo.

Manter a pelagem do Pequinês saudável e apresentável exige que ela seja escovada pelo menos uma vez ao dia, embora alguns criadores admitam que isso possa ser feito apenas três vezes por semana. Você deve tomar cuidado especial caso o animal venha a se sujar e a sujeira seque no pêlo, visto que será necessário levá-lo ao tosador, posto que é difícil para um leigo fazer a limpeza sem machucar o cão. Os olhos, por serem grandes, também requerem uma atenção especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário