JS DOGSS

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Coleiras especiais dão visibilidade à cães abandonados.


http://www.youtube.com/watch?v=woV3NLAap4w#t=70

Uma rede de pet shops do México desenvolveu uma inusitada intervenção urbana para promover um programa de resgate e adoção de animais, que impactou o público diretamente e chamou a atenção nas ruas. Eles criaram coleiras que dão ilusão que os cachorros estão sendo guiados por "donos invisíveis", em passeios solitários e melancólico por parques, ruas e praças.

Criada pela Young & Rubicam México, a ideia era fazer com que cães que costumam ser ignorados na paisagem urbana fossem notados. Assim que os bichos eram parados pelos pedestres para conferir o que estava acontecendo, os humanos podiam ler nas coleiras a tocante mensagem: "Me adote. Todos os cães gostariam de ter um dono".

Segundo o site Exame, a marca +KOTA, a campanha de marketing ajudou a promover a adoção de mais de 200 cães nos dois meses seguintes à ação.

Adestramento & comportamento


Ter um cão como animal de estimação significa ter muito mais que um companheiro, para você e para sua família. Além de um amigo fiel, pode ser um animal dócil, amável e educado, e até mesmo um ótimo defensor do território e do dono. Entretanto, para que essa convivência seja agradável, é necessário que exista compreensão e comunicação eficiente entre dono e cão.
A maioria dos problemas de convivência entre homens e cães surgem quando um dos dois não entende o que o outro quer, tornando o relacionamento conturbado e estressado. O adestramento pode ser visto como uma forma de facilitar essa comunicação e, consequentemente, melhorar a relação entre duas espécies tão distintas que convivem bem há tanto tempo.
Adestrar nada mais é do que ensinar, ou seja, fazer seu cão entender o que você espera dele. Isso pode ser feito apenas com o intuito de ter ao seu lado um animal educado e obediente, ou até mesmo um cão capaz de realizar grandes manobras.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o animal não se torna um “robô” por ser adestrado. O cão é mais feliz quando consegue se comunicar com seu dono e saber como deixá-lo satisfeito, pois não há nada mais gratificante para um cachorro do que agradar quem ele mais ama.
O treinamento estimula a atividade do cão e sua capacidade de aprendizado, que já é excelente. Além disso, o animal sente-se mais seguro e confiante. O dono, por sua vez, passa a observar e entender melhor seu cão. Isso tudo permite um convívio mais estreito, saudável e harmonioso.
É importante que o dono tenha noções de psicologia canina para ser capaz de entender um pouco do que se passa na mente dos cães.
A pessoa que cria o animal pode pensar nele como um membro da própria família. No entanto, o cachorro vê seu dono e os moradores da casa como parte de sua matilha, estabelecendo uma relação de hierarquia. Por isso, o dono deve aprender a se comportar como o chefe dessa matilha para adquirir o respeito do animal. Quando não é treinado, o cão pode tentar exercer a liderança, resultando em comportamentos indesejáveis, como a agressividade.
Dessa forma, o adestramento torna-se necessário para todos os cães, facilitando a convivência diária e evitando que maus hábitos se solidifiquem, criando assim um animal problemático, com desvios comportamentais.
A educação começa no momento em que o filhote chega em casa, quando passa a conviver com a nova família. A partir daí, ele aprende o que lhe é ou não permitido, e tudo que for feito por qualquer morador da casa estará “ensinando” algo a ele, seja uma coisa boa ou nem tanto. Quando chegar a fase adulta, dificilmente deixará os hábitos que aprendeu quando filhote e irá reclamar pelos seus “direitos”.
Por isso, embora seu filhote só possa sair de casa depois de todas as vacinas, o treinamento deve começar dentro de casa mesmo. Basta seguir seu bom senso e sua intuição para evitar que gracinhas de filhote tornem-se “terrorismo” de cão adulto.
É importante iniciar o adestramento o mais cedo possível, assim o aprendizado será mais fácil e rápido. Mas nunca é tarde para começar, pois cães de qualquer idade são capazes de aprender. Entretanto, quando já se tem problemas comportamentais em animais adultos, o melhor é procurar auxílio de um profissional qualificado, pois o adestramento pode não ser eficiente. Existem veterinários e serviços especializados em comportamento animal.
Deve-se ter em mente que cada animal é um indivíduo único e especial, e cada um pode responder de forma diferente a um determinado estímulo. Por isso, existem diversos métodos de treinamento. Todavia, o adestramento sempre deve ser feito a favor do instinto do cão, facilitando o aprendizado. Jamais se deve usar a violência para ensinar qualquer animal. O cão deve obedecer para agradar, por respeito e amor ao seu dono, nunca por medo.
O adestramento feito com base no reforço positivo, ou seja, o cão é recompensado quando adota comportamentos desejados, faz do treino uma gostosa e divertida brincadeira, que é prontamente realizada por ele.
Você pode adestrar seu cão em casa ou pode contar com a ajuda de um profissional para orientá-lo. Procure informações sobre a pessoa que você pretende contratar, pois alguns utilizam métodos violentos para ensinar os animais, o que será desastroso para o caráter do seu cão.
O índice de cães abandonados é alto, parte disso se deve ao fato dos donos não atentarem para a necessidade de adestrar seus animais. Assim, a pessoa que pensa em ter um cão deve avaliar se tem condições de educá-lo de forma adequada, evitando o surgimento de problemas comportamentais, que podem torná-lo um incômodo ou até uma ameaça para quem o cerca.