JS DOGSS

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Border Collie



JS DOGSS
A raça Border Collie é originária da região montanhosa da Grã-Bretanha (entre a 
Escócia e a Inglaterra), ela descende de antigos cães pastores que foram trazidos
 para a Escócia durante as invasões vikings. A palavra Border significa “fronteira”
 em inglês e Collie pode ter tido origem na palavra “Colley” uma raça de ovelhas.
O Border Collie é uma das melhores raças de cães pastores do mundo. São conhecidos pela sua agilidade, inteligência, resistência e uma firme vontade de trabalhar. O Border Collie pastoreia praticamente todos os animais. Os cães pastores permaneceram muito tempo confinados às fazendas, servindo seu mestre. Com o aumento da indústria da lã, e conseqüente crescimento do rebanho ovino, a popularidade da raça foi aumentando rapidamente como a ajudante imprescindível do pastor. A partir de 1800, os Border Collie tornaram-se presentes na maioria das fazendas inglesas..
O tamanho dos Border Collie variam entre 40 e 52 cm, pesando de 13 a 27 kg (machos) ou a 25 kg (fêmeas). Todas as cores são admitidas sendo o branco e preto o mais abundante. Existem duas variedades de pelagem: Pêlo longo (ou grosseiro), com cerca de 8 cm de comprimento, e pêlo curto (ou liso) com 2,5 cm de comprimento.
.
O Border Collie é uma das raças mais inteligentes do mundo para obediência e trabalho. Segundo uma pesquisa, eles começam a mostrar sinais de compreensão de comandos simples após 5 repetições, e não precisam de muita prática para manter estes comandos, sendo que possuem características que facilitam muito o adestramento.
.
A convivência com outros cães e crianças costuma ser tranquila, contudo ele deve ser criado em espaços amplos e necessita de constantes exercícios, sendo que eles não são recomendados para viverem em apartamento. Caso isto ocorra é necessário levar o animal para caminhadas diárias.
.
Não há necessidade de bar banhos freqüentes, sendo que nunca se deve dar mais do que um banho por mês, pois retira a oleosidade natural do pêlo. As fêmeas entram em cio, pela primeira vez, entre os 6 e 10 meses de idade e o cio dura aproximadamente 21 dias. A cadela está receptiva entre o do 9º e 10º dia até o 17º e 18º, sendo o seu período fértil entre o 10º e o 14º dia. Não se recomenda cruzar fêmeas com menos de 1 ano de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário