JS DOGSS

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Pastor Alemão



JS DOGSS
Existem algumas teorias sobre as origens do Pastor Alemão, sendo que alguns dizem que a raça foi resultado do cruzamento entre diversas raças de cães pastores na Alemanha; já outros dizem que foi o resultado espontâneo do cruzamento de cadelas pastoras e lobos. De qualquer modo, sabe-se que o primeiro registro de um cachorro “Pastor Alemão” foi feito em 1882, na cidade de Hanover. O pastor-alemão (português brasileiro) ou lobo-da-alsácia (português europeu) é uma das raças de cães mais difundidas e estudadas ao redor do mundo, apesar de não ser uma raça muito antiga. 
O pastor alemão mede em média, de 60 a 70 cm de altura, possui orelhas de tamanho médio, voltadas para cima, o focinho é comprido, a cauda é longa e com grande quantidade de pêlos, a cor mais comum é marrom claro com macha preta nas costas. O pastor alemão é uma das únicas raças que consegue reunir tantas aptidões como cão pastor, cão de busca e salvamento e também farejador, guia de cegos, cão de companhia, cão de polícia, cão de guerra e finalmente, como cão-de-guarda pela sua agilidade no ataque e latido prolongado.

Os pastores são obedientes, leais e afetuosos com seu dono e com crianças. Eles precisam de muito exercício e, de preferência, passar por um treinamento para obediência, sendo que o ideal para os que forem se tornar cães de guarda é começar o treinamento com 04 meses de idade, adquirindo assim intimidade e confiança com o seu dono.

A raça foi usada pelos alemães nas duas guerras mundiais, como mensageiro e cão de alarme, sendo que ele acabou sendo odiado pelos ingleses e franceses, ficando proibido de entrar em alguns países por um tempo, tendo inclusive seu nome trocado para pastor alsaciano, uma vez que era considerado inadequado um nome que evocasse lembranças ruins da guerra contra os alemães. Cerca de 7000 pastores foram mortos durante a guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário