A Etologia é a disciplina que estuda o comportamento animal.
Os etólogos estudam os padrões de comportamento das espécies em seu ambiente natural pois acreditam que detalhes importantes do comportamento só podem ser constatados durante a observação direta e continuada da espécie.
Para um bom relacionamento com seu cão você precisa saber como ele se comporta na vida selvagem, pois ele reproduzirá muitos desses comportamentos em sua casa.
Os cães descendem de lobos, animais gregários que vivem em matilhas na natureza e que estabelecem entre si uma rígida hierarquia, e o que a maioria das pessoas não sabem, é que por causa disso seu cão está programado para obedecer o líder.
Essa é a mentalidade que está programada no cérebro dele até hoje.
PROBLEMAS DECORRENTES DA FALTA DESSE CONHECIMENTO:
Atualmente, proprietários mimam demais seus cães e os tratam com se fossem brinquedos ou filhos. Agem totalmente contra o instinto canino o que só gera complicações nesse relacionamento.
Você conhece aquele tipo que só dorme no sofá ou na sua cama e chega a ponto de rosnar se você manda ele descer?
Tem também aqueles que não deixam ninguém chegar perto de você ou de alguém da sua família, pois ele sente que é seu dono e precisa protegê-lo.
Quando isso ocorre é porque ninguém está ocupando o papel de líder de forma correta, por isso, o cão entende que precisa ocupar esse lugar, tornando-o muitas vezes espaçoso e agressivo.
Em uma matilha, quando os lobos tornam-se adultos jovens, eles sentem o impulso de desafiar a liderança do grupo e tentar ocupar esse lugar. Não podemos esquecer que um cão poderá reproduzir esse comportamento na nossa casa, com a sua família.
Cães precisam de limites e disciplina como qualquer criança e ele se sentirá mais seguro e confortável quando você deixar claro que você é o líder da "matilha". Meu objetivo é ensiná-lo como se comportar corretamente para estabelecer sua liderança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário